domingo, fevereiro 05, 2006

No fim da avenida


Taaaaxxxiiii!!!

de imediato, e como acontece em qualquer filme norte-americano, um carro de serviço cai aos meus pés... "PUMM" , bato a porta do táxi e ordeno: para a Avenida Landerset Barata! com certeza, responde o fogareiro, é já a seguir, é que é já a seguir! Bom dia, este é o noticiário das 9h32!!! grita a rádio o primeiro-ministro anunciou hoje em conferência de imprensa que “o homem está a chegar a uma alienação total e a existência humana não é mais que uma mercadoria”…por entre o treme treme do táxi vejo pessoas a correr nuas pela rua…o senhor viu ontem a vergonha do Desportivo de Fedoper, desabafa o homem ao fazer uma curva que exigia uma clara redução para segunda…não, não vi.
Tombo no silêncio e desprezo a conversa.

Uma travagem profunda anuncia que cheguei e lanço uma nota de valor elevado ao ar…fique com o troco! Ao entrar com o nariz na repartição de assuntos esquecidos do Estado dou de caras com o patrão. Já viu que horas são? Já viu que chega aqui SEMPRE às 9h45 quando era suposto chegar precisamente às 9h00! Sabe como é esta cidade…imprevisível, os carros atropelam-se e as pessoas são mais que muitas! Ainda para mais o Desportivo de Fedoper foi ontem goleado…o senhor alberto tem exactamente 25 minutos para retirar as suas coisinhas da sua secretária e abandonar para sempre esta repartição! E atenção que com esta conversa já passaram 10 minutos! Mas..mas…

é JÁ!! JÁ!!

Faço um triplo salto até à minha secretária e arrumo obedientemente a minha caneta, o meu agrafador. Mas…mas…e num só gesto entro pelo gabinete do patrão adentro e espeto-lhe a caneta pelo umbigo, agrafo-o a orelha esquerda à secretaria e espeto-lhe com um dos dossiers de processos morosos pelo fígado. E corro desvairadamente pela porta fora enquanto os empregados dos quadros mais antigos coxeiam atrás de mim com furadores, clips e outros objectos que tais para me agredirem.

Já ao fundo da Avenida Landerset Barata respiro sofregamente de alívio. Estou notoriamente feliz.

Mas e agora? Que será de mim? Cantor de ópera, jogador de futebol num campeonato semi-profissional…podia ir para Paris e fazer-me empregado de uma croissanteria! Ou dedicar-me às artes circenses e tornar-me um malabarista dos melhores. Hmmm…tocar gaita-de-foles, viajar por um continente grande e arejado, escrever, tirar um curso rápido de diplomacia e fazer-me embaixador, carpintaria, roubar um banco…sei lá!! Uma infinidade de ideias trespassam a minha cabeça.

Mas não é tempo para pensar. Rebolo pelo resto de avenida que sobeja apreciando o cântico dos pássaros vadios e olho para o céu cinzento e pesado que adivinha chuva. E que chuva!

9 Comments:

At 4:25 PM, Anonymous Anônimo said...

q loucura esta vida de alberto! essa velocidade maluca, esses actos repentinamente absurdos e alguns factos veridicos dentro de um dia bastante sui generis... completamente alberto!

 
At 8:15 PM, Blogger Mónica Chantre said...

:)

obrigada por este sorriso. este que tenho na cara agora.

 
At 4:14 AM, Anonymous Anônimo said...

70 dedos a escrever o que lhes vier à cabeça… (Agostinho, 30.12.05)
Um grupo de pessoas tão diferentes…(Mílvia, 14.01.06)

Cô licençaaa! ‘cha passar fáchavor! (Mocca Chocca, 04.01.06)
Hmmm…para onde deseja ir? (Alberto, 11.01.06)
Vamos conversar, discutir a vida, o mundo, as pessoas que o habitam... amores, desamores, ideias, ilusões, desilusões, sentimentos, cores, sabores, vivências (Pâpóspatos, 24.01.06)
Já viu que horas são? (Alberto, 05.02.06)
Mas assim é muito mais divertido (O Agostinho! 13.01.06) É que há tanta gente a falar de tanta coisa sem interesse... e fála-se tão pouco sobre rabos pah! (Pâpóspatos, 16.01.06)
Atenção que com esta conversa já passaram 10 minutos! (Alberto, 05.02.06)
É difícil sobretudo falar do que não se fala, por defeito ou feitio, superficialidade ou timidez, medo ou frieza, vazio ou excesso de conteúdo (bélinha, 16.01.06)
Acorda pá... (Fuser, 24.01.06)
Bebi um ou dois copos hoje com a nossa malta no bairro, mas daí a estar a ter ideias malucas, acho que nao (O Agostinho! 13.01.06)
Bullshit (Mocca Chocca, 10.01.06)
Acho que fico por aqui (bélinha, 16.01.06)
Não sei porquê (Mocca Chocca, 26.01.06)
Após variações de velocidade, tentativas de trapassas, pressões psicológicas... (Pãpóspatos, 24.001.06) é desta que emigro!! (Fuser, 24.01.06)
Espera! (bélinha, 19.01.06) Chegámos à conclusão que, apesar de andarmos sempre a dizer mal uns dos outros pelas costas, “o nosso grupo é fixe”! (Mílvia, 14.01.06)


Qual terapia grupal qual quê! Voces já a fazem sem dar conta…
Fikem bem e continuem expressar o que vos apetece…

 
At 1:58 PM, Blogger Ruben said...

pensei fazer uma aqui uma dissertação que fizesse juz, à incauta vida de alberto, quando de repente me vi, quase como que obrigado através de uma disputa guerreira dos meus pensamentos mais intrínsecos, a perguntar o seguinte Sr Alberto: O Desportivo de Fedoper sempre vai vender o Margalhao?

 
At 9:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Bom, nem confirmo nem desminto...o Margalhao é uma mais valia para a nossa equipa e só sairá se um clube oferecer o triplo do dinheiro previsto na claúsula de rescisão. mas a vontade do jogador é ficar e isso é o mais importante.

E quanto ao resultado da noite passada? o treinador pode dormir tranquilo?

Não vou falar mais...não insista

 
At 9:42 PM, Anonymous Anônimo said...

A minha vontade é ficar. Acredito no grupo de trabalho, que continua forte e unido. Já só tenho olhos para o próximo jogo contra o Pedgar F.C. e é para trazer os 3 pontos, está claro!

e quanto ao campaeonato? ainda acredita?

é para isso que lutamos todos os dias, a pergunta nem sequer faz sentido.

E quantos aos cartoons que ultimamente têm posto os árabes em pulgas?

bom, eu não falo nos outros mas só na nossa equipa...e ao contrario desses senhores, não nos deixamos afectar por nada do que vem nesses jornais! continumamos vivos, bem vivos...

 
At 2:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Margalhão já tem um acordo verbal com o clube árabe Al-Mohamed Bin Hussein, e irá ser jogador do clube a título de empréstimo, com opção de compra, conforme ataques bem sucedidos ou não, a estruturas dinamarquesas...

 
At 3:29 PM, Anonymous Anônimo said...

Andas ler mt kafka...

 
At 3:03 AM, Anonymous Anônimo said...

Realmente, é num Universo com um sabor e cor exóticos,como um Solero no Inverno, aquele em que nosso amigo Alberto se move =)

Pessoas que desaparecem e reaparecem na Procuradoria geral da República ( que república? apetece dizer),recém-desempregados sonhadores, multidões ignorantes... Pensando bem, é um universo até familiar =)

Continua assim, com esse jeito concentricamente excêntrico, a nos surpreender e a animar! Abraços!

 

Postar um comentário

<< Home