sábado, fevereiro 25, 2006

Metro e 55


Boas tardes!
Bom, como me foi dito que eu falo muito da minha mãe eu decidi mudar isso... hoje vou falar da minha mãe mas vou chamar-lhe pai... é importante é que não se esqueçam de que na verdade estou a falar da minha mãe... apenas lhe estou a chamar pai... precisamente para não falar da minha mãe... embora de facto seja dela que falo... embora mencionada como pai... uma mãe- pai portanto... uma mai ou pãe se preferirem... resumindo, hoje vou falar da minha mãe mas vou chamar-lhe pai!

Ok, agora que já estamos esclarecidos anuncio que hoje vou falar de um ritual que poderia classificar de milenar se tivésse mil anos pelo menos... mas não tem... por isso chamo-lhe apenas de ritual semanal... porque acontece todas as semanas (embora milenar tenha mais impacto... mas semanal é mais verídico)... ok falo-vos então do ritual milenar que vivo todos os sábados de manhã com o meu pai (que é a minha mãe... por causa daquela história de cima e tal).

Ora independentemente das horas a que eu chegue na 6af anterior eu nunca falho um sábado de compras semanais no Feira-Nova do Barreiro com o meu pai (que é a minha mãe). porquê? (perguntam vocês... ok pergunto eu supondo que vocês perguntavam "porquê?"... provavelmente nem o fariam mas neste caso calha bem... porquê que calha bem? quem é que está agora a perguntar isto? eu ou eu fazendo de vocês? joão concentra-te! Feira-Nova remember?! ok joão acalma-te! 1... 2... 3... deep breath...)

É verdade... o meu pai (mãe... juro que não volto a lembrar que é a minha mãe... agora vou confiar vocês...) entra no FN sentindo-se Maximus a entrar no Circulo Máximo em Roma, Pélé a entrar no Maracanã, uma vaca a entrar na India, ou um saco de farinha na Somália! Ali ele (ela!) sabe que manda! he (she) calls the shots! rula! It´s like when the freakin Pope enters the church! he´s (you know) the macdaddy! you dig?!

Ora depois de notar que se esqueceu da chapa para pôr no carro e de verificar que não tem moeda de cinquenta centimos vira-se para mim a perguntar se eu os tenho... se tiver muito bem, se não é uma boa desculpa para ele (exacto!) tomar a primeira bica da manhã, dizendo que é apenas para trocar dinheiro (ele (lembram-se?) é hiperactivo (a), fuma 1 maço por dia e bebe, num dia, cafeína suficiente para que todos os jogadores de todas as selecções do Mundial dessem positivo em todos os controlos anti-dopping a que fossem submetidos... se todas as equipas conseguissem chegar à final... ah e a criatura jurava que tinha a tensão baixa até ter recentemente recebido da parte do médico a notícia de que tinha a tensão muito alta... go figure!!!)

Depois de termos o bendito carro das compras nas minhas mãos ele (...) passa as barreiras electrónicas e aí sim "The Godfather", "The Soprano", "Al Capone"... todos eles tomam de assalto o seu corpo... refiro que todo o santo sábado realizamos o mesmo percurso na FN, em relação à ordem de compra dos produtos, mas sempre por caminhos diferentes. e porquê? porque aquele metro e 55 de pessoa encolhe-se no seu enorme casaco, como quem se prepara para enganar meio-mundo e assume uma postura de pessoa perdida e ingénua... ele sabe que não pode mostrar todo o jogo ao enimigo! e ali todos os seus co-consumidores são enimigos! assim fazendo-se de ingénuo (viram ali deixei escapar... estou a confiar em vocês) provoca simpatia... passo a passo, esfregando as mãos como quem se prepara para dar um grande golpe, dirigimo-nos à secção do pão, percorrendo posteriormente a zona das carnes, onde sábado sim, sábado não, pegando numa embalagem de chouriço de sangue se vira para mim perguntando: "amanhã faço cozido?", ao que eu respondo "pode ser"...

Dali passamos para a zona da fruta (é necessário referir que todo este caminho é realizado com voltas e mais voltas e mudanças constantes de direcção, de forma a dar a propositada impressão de que não sabemos bem para onde nos estamos a deslocar... o que me irrita solenemente (embora admire a astúcia e hoje em dia faça já esse ar de irritado como fazendo parte do jogo)). depois de me fazer a milenar pergunta: "não levas amendoins?" e de ouvir a milenar resposta: "gosto mais dos do LIDL", dirigimo-nos para as verduras, onde existe uma senhora em cartão muito realista (digo realista não no sentido de ser uma pessoa com os pés bem assentes no chão mas porque é feita de cartão e parece mesmo uma pessoa real).

uma vez na secção dos cremes de barbear, dos geles/géis, das pastas e de tudo isso todas as perguntas são dirigidas à minha pessoa: "há creme de barbear"; "há pasta de dentes?"; "há champô?" (devem recordar-se que todas estas respostas são já conhecidas, fazendo tudo parte do plano bem engendrado de demonstração de ingenuidade... o que comprovo não só pelo brilho nos olhos de quem sabe o que está a fazer, mas também no facto de que a minha resposta raramente é tida em conta)... ora quanto ás pastas de dentes todas elas têm uma especialidade, nunca surgindo nenhuma que ao mesmo tempo que branqueia, também livra de cáries, deixando igualmente a boca fresca, com sabor e salva e mirra... sendo assim varíamos consoante a jovialidade da embalagem... o creme de barbear é de espuma, o Gel-Duche deve vir numa grande garrafa, com 33% grátis, não sendo a marca importante já que, e cito: "é tudo a mesma coisa"... em relação ao champô é normalmente Panténe porque, e cito: "é o melhor"...

já na zona das bolachas e dos chocolates a minha vontade é na maior parte das vezes negligenciada... tenho um fétiche por bombocas... não que seja grande apreciador... mas porque existem há muito tempo! é certo que ninguém as compra mas se continuam a existir é porque deve ter algum valor... mas segundo Don Corleone: "isso não presta"... perto dos donuts, após várias amassadelas nos mesmos: "vamos levar donuts!"... à minha cara de indeciso desfere então o golpe final: "olha vamos levar aquelas roscas torradas!"... é altura de referir que estas mesmas roscas são as suas bolachas preferidas e não as minhas... vêm em pacotes de 4 e são simplesmente roscas tostadas cobertas de açucar... constato então que sempre que entro na zona das bolachas é-me sempre dada a sensação de uma falsa liberdade de escolha que nunca se concretiza... hoje e perante vós admito que me é consciente mas afinal não sou eu que, em nome de umas bolachas, vou desmascarar este Napoleão do FN.

perto do final, a zona das bebidas recebe a nossa visita... "levamos Pleno?", ao que respondo: "estou farto de Pleno"... de vez em quando levamos Coca-Cola ou outro sumo qualquer que nos dá a sensação de radicalidade... 90% das vezes levamos mesmo Pleno... refira-se que é o seu sumo preferido.

antes de nos dirigir-mos para a caixa "esquece-se" sempre dos ovos e da manteiga... hoje lixou-se que já não havia a manteiga Pingo-Doce: "é a melhor por isso já todos a levaram".

já na caixa tira pelo menos 20 sacos de plástico vazios para o carrinho perguntando num tom suave ao caixa: "posso tirar uns saquinhos?", posto que se vira para mim, após receber a devida autorização, e diz, num tom trapaceiro, mas um trapaceiro inofensivo, :"põe aí que eu não tenho sacos em casa"... trabalhamos em equipa, eu abro sacos, ele (estou a refrir-me à minha mãe como sendo o meu pai porque me tinham dito que eu falava muito da minha mãe e assim embora esteja a falar nela, tecnicamente nao estou... aliás tenho feito questão de o referir quase sempre...) ensaca os produtos e tentamos sempre estar a par do caixa de forma a que quando este já tiver passados todos os produtos e olha para nós para pedir o dinheiro já encontre diante do seu nariz o cartão de crédito (até hoje o meu pai (muito bem estão atentos! se isto vos tiver a chatear...) nunca o conseguiu...mas um dia...).

toma-mos mais uma bica... para ele (amanhã o Benfica joga com o Porto... e estou a falar da minha mãe) uma queijada e para mim uma coxa de frango ou uma empada de frango e segui-mos para casa... adoro aquele metro e 55 de pessoa...

2 Comments:

At 8:45 PM, Blogger Mónica Chantre said...

e eu adoro-te a ti. porqué que acho que nunca te disse isto assim? já te disse que gosto de ti, mas que te adoro não. deve ter sido por nunca me teres aturado tantas horas num sábado de chuva sem termos discutido e/ou implicado. e eu estou com os níveis de mau feitio bem acima da média! Por isso: adoro-te!

e quero que o meu filho venha comigo ao feira nova ao sábado de manhã :)

convenhamos, no fundo este post é uma bela jogada pra engatar gajas.



e vocês narizes azuis, já paravam de me fazer sentir uma sem-vida! venham cá escrever tb!!

 
At 9:41 PM, Blogger alberto said...

Bom moço, eu vivo igualmente o drama do Feira Nova, mas o da Bela-Vista, résvés Chelas...

sei que quando entro a minha mãe me vai propor para ir à zona de roupas para comprar uma peça para mim...mas ai sou bruto "Não mãe, segue!"

Igualmente coloca um ar perdido e indeciso de quem nada sabe quando precisamente sabe tudo...todas as semanas digo "Faz uma lista que para a próxima venho sozinho e despacho as compras em 15 min!"

Mas faz parte igualmente do nosso jogo de picardias. Uma ida ao supermercado desperta todo o tipo de sentimentos entre mim e a minha mãe...alegria, nervos, desentendimentos...mas faz parte!

Mas aquele ar falsamente ingénuo da minha mãe ao olhar para a prateleira e a dizer "olha que rica promoção"...2 dá 3...leve verde e fica azul...rrrrrr!!

e a pedir a minha opinião quando já definiu há muito o que vai trazer! corredores e corredores de produtos que ela decifra só com um olhar de lince.

a mim resta-me escolher entre o Atum Bom Petisco ou Atum Tenório...enfim, sou um joguete nas mãos do seu metro e 67!!

mas também adoro aquele metro e 67!! :D

 

Postar um comentário

<< Home