quarta-feira, junho 14, 2006

Nem que eu viva 100 anos

1º Ano
Introdução às Ciências Sociais
Princípios Gerais de Direito
História dos Meios de Comunicação Social
Matemática e Estatística para as Ciências Sociais I
Inglês para as Ciências Sociais I

2º Ano
Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
Sociologia Geral
Economia
Demografia
Teoria da Comunicação Social (1º semestre)
Comunicação Social e Educação (2º semestre)
Inglês para as Ciências Sociais II

3º Ano
Informática
Sociologia da Informação (1º semestre)
Análise de Conteúdo (2º semestre)
Inquéritos de Opinião Pública
Psicologia (1º semestre)
Psicologia Social (2º semestre)
Semiologia
Cadeira de opção

4º Ano
Investigação e Expressão Jornalísticas
Técnicas da Imprensa (1º semestre)
Documentação Jornalística e Informatização (2ºsemestre)
Técnicas da Rádio (1º semestre)
Técnicas dos Meios Audiovisuais (2º semestre)
Direito da Comunicação Social (1º semestre)
Ética e Deontologia da Comunicação Social (2º semestre)
Cadeira Variável
Seminário de Investigação


Hoje fiz aquela que provavelmente será a última frequência da minha vida. Pelo menos no ISCSP, pelo menos deste curso... Bah! De certeza que é! Quase de certeza, pode sempre acontecer alguma coisa. Mas não, em princípio é mesmo a última.

Ninguém me explicou que chegar ao último ano da faculdade nos fazia ver as coisas de maneira diferente. Dou por mim a adiar propositadamente a minha saída da faculdade que tantas vezes amaldiçoei. Já falo em levar a máquina fotográfica pra registar os recantos do edifício, marcar aulas de despedida (daqui a menos de uma semana já não tenho aulas e não sei se voltarei a ter).

Acabaram-se as férias de verão porque já não há a certeza do setembro e do regresso às aulas. Quando começarem os anúncios do Continente e os putos começarem a comprar as mochilas das rodinhas eu vou comprar o quê? Uma pasta em pele de crocodilo? Um fato de saia e casaco azul escuro para ir a entrevistas de emprego?

Não saber o que vou estar a fazer daqui a um ano assusta-me! Até aqui tudo foi certo, e certo é que sempre refilei com isso. Sempre odiei a rotina, de qualquer tipo, mas tirarem-me o tapete assim?

Dizem que é preciso perder as coisas para lhes dar valor, eu antecipo-me. Passei o último ano a despedir-me devagarinho de certas coisas que me apercebi que gostava, passei mais tempo com quem gostava, disse mais vezes que gostava, fiz mais o que gostava...

Hoje dizia que em vez do meu cartão de estudante de 4º ano devia mostrar uma senha do Lux. Também por isso. Porque percebi que vida melhor que esta vai ser difícil ter...

Em Coimbra, a tuna cantou "quero ser estudante para sempre". Passei o último ano da faculdade com essa frase a fazer eco na minha cabeça!

Talvez por ter percebido tanta coisa, fiz deste ano o mais ISCSPecial. Viagens, jantares, bailes, festas, bairros, trabalhos, estudos, passeios, cinemas...

Aproveitei cada minuto com a certeza que vou morrer de saudades nossas!

É isso que me enche o coração. Das aulas, das notas, das perguntas das frequências... só me lembro das piores ou das muito boas.

...As nossas histórias, vão ficar cá todas guardadinhas! Não (vos) esqueço!


Mocca Chocca


E a última frequência foi sobre...blogs! :)

8 Comments:

At 11:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Mónica!!
Que trabalhão ao pores tanta cadeira e tanto programa!
A memória é muito selectiva e como vamos ser idosos durante grande parte das nossas vidas é bom que fique registado ;)
Aos poucos vou me sentindo com saudades de algo que eu nunca pensei gostar, o ISCSP! há uma coisa terrivel na vida, o hábito... e com a falta dele, a nostalgia vem sempre.
Aos poucos vão me saindo frases e pensamentos que me atormentam e me deixam o coraçãozinho apertado de insegurança mas ao mesmo tempo com ansiedade! No fds passado em conversa com a Nini no autocarro disse: "para a semana vai ser a minha ultima semana de aulas... (passaram 2 segundos) ... da vida!! e coração disparou!
Já não me lembro de vida sem aulas, sem férias específicas, sem a rotina escolar. A conversa das pessoas era sempre a mesma... como vai a escola? boas notas? an? e agora?
A partir de agora vamos ser muito mais nós, vamos ter de acordar!não vai haver ninguem à nossa beira para nos dar directrizes de vida!Mas eu confio em nós enquanto pessoas :)

Fico muito contente por terem sido os meus ultimos colegas de escola...
E as amizades, essas ficam :) essas ficam!

 
At 11:47 PM, Blogger Mónica Chantre said...

:)


trabalhão nenhum! limitei-me a usar a técnica que tão bem aprendi no iscsp... COPY-PASTE!

 
At 7:03 PM, Blogger Kit-Kat said...

Anda tudo na mesma nostalgia.... é a chamada ansiedade pós-finalista
hehe

 
At 9:09 PM, Blogger Artur Monteiro said...

tenho uma proposta... vamos tirar as outras 6 licenciaturas do iscsp?! hummmm, pelos meus calculos, demorariamos uns 12 anos ou menos... e quando acabassemos acho q ja estariamos fartos todos uns dos outros e todos muito fartos do iscsp! era só uma ideia, calma! bem... eu no fundo no fundo também devo pensar as mesmas coisas q vcs, e ter as mesmas memórias e inseguranças... mas acho que nao aguentava mais um ano ali. Nao há mta nostalgia para mim, pq ás unicas coisas boas do iscsp, eu vou poder guardá-las... o diploma e OS MEUS AMIGOS (lol... apesar do tom Sousa Lariano, é a verdade!).

assim se acaba esta fase de faculdade, mas o bairro continua lá, o galos continua lá... até o iscsp continua lá. Podemos combinar uns almoços na cantina, e uns cafés no bar do iscsp... se calhar até vou lá as vezes tirar umas fotocopias mais baratas, ou imprimir cenas na sala dos computadores, pq apesar de tudo, vcs sabem que gosto muito do ISCSP!

 
At 5:00 PM, Blogger B.A.B.E. said...

:)

 
At 9:35 PM, Blogger B.A.B.E. said...

a pipas diz o mesmo.. "quando me apercebo o quanto gosto de ti só me apetece dizer asneiras!"

e eu gosto de asneiras dessas ;)

 
At 7:30 PM, Blogger Porcotte Pink said...

Parabéns foudass!

 
At 8:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Excellent, love it! » »

 

Postar um comentário

<< Home