domingo, julho 23, 2006

Veados bem aviados

Parabéns! Parabéns Parabéns!
Um sai, outro entra... that's the way life goes on!
Clique aqui para saber mais sobre os nossos amigos!

oPERAÇÃO áSIAS 2008


Você tem ideia do quão fácil é chegar a Katmandu, no Nepal? Nunca teve vontade de conhecer o Tibete? Ou quem sabe a bela capital chinesa? Já ouviu falar da Paris das estepes, Ulan Bator?

Pois bem, esta é a oportunidade que tem para realizar uma viagem fantástica pelo continente asiático, conhecendo as suas principais capitais e deslizando sobre as mais espectaculares ferrovias do mundo!

Apanhe um avião, em low cost de preferência, até Munique.

Agora é um pulinho até Moscovo. Ignore as diferenças linguísticas, você acaba de descobrir um mundo novo, aproveite. Conheça a cidade e os seus habitantes.

Agora, um ou dois dias depois de sair de sua casa, encontre a estação de comboios de Moscovo. Não se engane, peça o bilhete de Moscovo até Pequim, pela linha Transmongoliana. Já está? Entre no comboio e desfrute a viagem até Novosibirsk, passando por Ekaterinburg, a capital da região dos Urais.

Ao segundo dia de viagem, é uma boa ideia sair do comboio e dar uma volta por Novosibirsk, considerada o terceiro centro cultural e científico da Rússia. Existem bons parques de campismo e bons terrenos para o trekking.

Voltando aos carris, seguindo a linha que trans-siberiana, até Ulan Ude, só mais dois dias de viagem! É aqui que poderá decidir entre seguir no Trans-Siberiano até Vladivostok, ou virar pra Sul e, entrando na Mongólia, rumar até Ulan Bator. A nossa opção é a segunda.

Ulan Bator é a capital e a maior cidade da Mongólia. Aqui, a temperatura média anual de é de -5°C, sendo desta forma a capital mais fria do mundo. Janeiro é o mês mais frio na cidade, com temperatura média de -25°C, e o mês mais quente é julho, com temperatura média de 14,4°C, estamos com sorte portanto! Damos umas voltas pela cidade, com o intuito de saber mais sobre os mongóis e a beleza do seu país.

Chega a hora de seguir para Pequim. Se for interessante, a viagem pode ser feita na época dos próximos Jogos Olímpicos.

Pequim é a capital da República Popular da China, cujo nome significa Capital do Norte. Durante séculos, foi a maior cidade do mundo; hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, o palácio dos imperadores chineses desde o séc.XV. Foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911. Em 1912 a capital foi transferida para Nanquim e a cidade tomou o nome de Beiping ou Peiping (Paz do Norte); foi ocupada pelos japoneses entre 1937 e 1945. Tornou-se a capital da república em 1949 com o nome actual.

"E agora?", perguntam vocês...! É só seguir o mapa... consta que vai dar ao Tibete. Utilizem os conhecimentos adquiridos até agora sobre a língua chinesa e descubram a linha ferroviária que vai até Lhasa.
Em uma lenta subida através de paisagens cinematográficas, vamos chegando ao Tecto do Mundo. 4000 km em dois dias de viagem, a viagem pela ferrovia mais alta do mundo leva-nos por entre as grandes pradarias, os rios vermelhos devido ao ferro e ao cobre e o céu de um azul intenso que não deixam de impressionar os passageiros desta linha. Atenção, ponha agora a máscara de oxigénio, pois os 5000 metros de altitude podem causar-lhe desconfortos como náuseas e dores de cabeça!
O Tibete é hoje uma região autônoma chinesa (Xizang) conhecida como o teto do mundo pela altitude: as suas montanhas têm, em média, 4875 m, com destaque para a Cordilheira do Himalaia.
É tempo de seguir... próxima paragem, Katmandu.
Katmandu é a capital e a maior cidade do Nepal. Localiza-se no centro do país, a 1370 metros de altitude. Tem cerca de 670.000 mil habitantes. A cidade antiga é característica pela grande quantidade de templos e palácios budistas e hindus, a maioria deles do séc. XVII. Katmandu converteu-se num lugar muito visitado pelos turistas desde os anos 60, a raíz do movimento hippie.
Estamos quase no fim da nossa viagem. Qual seria então o caminho mais curto para casa? Pequim ficou para trás, Katmandu não tem avião para a Europa, Macau está muito longe... e que tal a Índia? "O quê? Índia?!" Sim, Índia... está logo aqui ao lado e acho que conseguimos arranjar transporte pro Ocidente. E que cidade? Nova Deli, com certeza!
Nova Deli situa-se no território da União de Nova Deli, junto ao rio Jumna, a 1280 km de Calcutá, no Noroeste da Índia. Foi construída a partir dum projecto inglês que se implantou em terrenos contíguos à Velha Deli. A Velha Deli, situada a norte, é o centro de comércio e a Nova Deli, a sul, é a capital da União Indiana. A sua população absoluta ronda os 300 mil habitantes.
Bem, creio que por aqui já estaremos bastante cansados e com muita vontade de chegar a casa...
De Nova Deli apanhamos um avião para Frankfurt e daí para Lisboa é um passo!

domingo, julho 02, 2006

After hours

O que tu quer eu vou te dar
É só você me seduzir
Porque eu sou a Quebra Barraco
E tô pronta pra sacudir

Párábéns Agost'ôso